Poesias

"Você tem que dançar como se não houvesse ninguém te observando, amar como se nunca tivesse sofrido, cantar como se ninguém estivesse ouvindo e viver como se o paraíso fosse na terra".

William Watson Purkey

Página do Facebook

Maria Antonietta Guaycurus de Souza

Sempre houvi falar nesse nome, pessoas diversas envolvidas na dança de salão falam de Maria Antonietta com grande carinho e dizem que ela foi e sempre será uma grande personalidade nesse mundo tão fantástico que é a dança de salão.

Fiz o Workshop OFICINA DO SAMBA SPIII, e lá estava professores renomados falando e usando como referência Maria Antonietta novamente. Aguçou mais ainda minha curiosidade e fui fazer algumas pesquisas.

O que assisti e li foi incrível!
Achei muito legal dividir com todos vocês!

Acredito que muitos de vocês já conhecem a história dessa grande mulher, caso eu tenha passado desapercebido com alguma informação ou se alguém tiver alguma história ou até foto, ENTRE EM CONTATO, pois será de grande avalia mencionar e informar a todos quem foi essa mulher inenarravelmente maravilhosa.


Dançar qualquer um pode aprender. Existem aqueles que já nascem artistas, como no canto, na música. Mas todos tem o direito de dançar!
"Maria Antonietta"

Amazonense de 1,49 metros de altura, nascida em 15 de maio de 1927. Morava em Bento Ribeiro (Zona Norte do Rio de Janeiro), largou seu emprego de caixa em um restaurante aos 17 anos de idade para ser auxiliar de dança de salão na Academia de Vasco Moraes, aprendeu a dançar lá e nas gafieiras da vida, (Uma época em que só meretrizes frequentavam academias de dança). Ministrou aulas até a década de 70 e todos seus alunos eram homens. Casou-se pôr três vezes, teve sete filhos, sendo, três professores de dança.

Após o fechamento da Academia Vasco Moraes, passou a ministrar aulas particulares na Gafieira Elite e em seguida na tradicional Gafieira Estudantina. Mesmo tendo a dança de salão decaído devido ao fenômeno da discoteca, Antonietta sempre se fez presente na dança de salão carioca, inabalável como dançarina e principalmente como professora. Na década de 80 com o surgimento da lambada, a mídia deu o seu devido reconhecimento. Grandes mestres como Jaime Arôxa e Carlinhos de Jesus foram alunos de Maria Antonietta Guaycurus de Souza.

Maria Antonietta com seus alunos

Este vídeo é um documentário sobre Dança de Salão no Rio de Janeiro, um vídeo que fala de seus principais protagonistas. Não consegui descobrir a data do mesmo, caso alguém saiba ficarei muito agradecido com a informação. O documentário se encontra em 3 partes.

1ª Parte

2ª Parte

3ª Parte

Uma entrevista com Maria Antonietta em 2003 realizada pela TV Estácio com o Repórter Milton Cunha, uma homenagem aos 75 anos da Gafieira Musical (Estudantina). A entrevista se encontra em 2 Partes.

1ª Parte

2ª Parte

Mais um vídeo realizado pela Rede Globo homenageando a Gafieira Estudantina, e falando de sua ilustre professora (Maria Antonietta Guaycurus de Souza)



Espero muito que tenham gostado dessa pequena parte da história que conheci dessa pessoa fantástica que foi Maria Antonietta. visitem também a Página dedicada a memória dela. Foi minha grande fonte de pesquisa. Também tive acesso a diversos videos no Youtube, onde publiquei os que acreditei ser adequado para minha postagem.





ENQUANTO HOUVER DANÇA HAVERÁ ESPERANÇA

"Maria Antonietta Guaycurus de Souza"

15 de Maio de 1927
07 de Abril de 2009


Um comentário: